Um casal de tuiuiús foi avistado buscando de abrigo em uma árvore, no meio de uma área devastada pelo fogo no Pantanal, em Corumbá (MS). A ave é considerada um dos símbolos da fauna e flora do bioma, que já teve mais de 661 mil hectares consumidos pelo fogo neste ano
O registro foi feito pelo repórter cinematográfico Ariovaldo Dantas que está na região para a cobertura dos incêndios no bioma. Pelas imagens é possível ver as aves em cima de uma árvore e o cenário de destruição causado pelo fogo ao redor.
O tuiuiú tem pernas longas, bico comprido, cabeça preta, corpo branco e uma faixa vermelha no pescoço. A ave é uma cegonha encontrada desde o sul do México até o norte da Argentina, mas 50% da população está no Brasil, principalmente na planície pantaneira.
A ave é considerada um dos símbolos da fauna e flora do Pantanal. O animal tem pernas longas, bico comprido, cabeça preta, corpo branco e uma faixa vermelha no pescoço.
A lei 5950/1992, que definiu o tuiuiú como o símbolo do bioma, defende a conscientização da população sobre a necessidade de preservação das espécies existentes no bioma. A ave pode chegar a 1,60 metro de altura e 3 metros de envergadura, além de pesar até 8 kg.
Nesta semana, o Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência nas cidades atingidas pelos incêndios. Mais de 3 mil focos de incêndio foram registrados no bioma entre 1º de janeiro e 25 de junho deste ano. Ao todo, 661 mil hectares do território pantaneiro foram consumidos pelo fogo em 2024, conforme dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa), da UFRJ.
Fonte: G1 Ms