A seringueira centenária, que caiu na manhã desta terça-feira (3) no cruzamento das ruas Dos Missionários e João Vicente Ferreira, em Dourados, tinha sido "condenada" há três anos pelo Imam (Instituto Municipal de Meio Ambiente). Entretanto, até agora não havia sido removida pela prefeitura, apesar de dezenas de pedidos encaminhados pelos moradores.
A árvore fazia parte do Patrimônio Histórico do Município desde 2010, mas, em dezembro de 2021, a Câmara de Vereadores aprovou e o prefeito Alan Guedes (PP) sancionou a lei revogando o tombamento para permitir o corte, pois a seringueira estava "condenada".
Em 7 de março de 2023, o Imam concedeu autorização para retirada completa da seringueira. Em abril deste ano, a Secretaria Municipal de Governo mandou ofício ao vereador Fabio Luis (Republicanos) informando que o corte havia sido incluído no cronograma de trabalho da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
Entretanto, a seringueira permaneceu no local até cair hoje sobre os veículos e sobre a fiação. Dezenas de moradores da região estão sem energia elétrica e sem serviço de internet por causa do rompimento dos cabos. A prefeitura ainda não se manifestou sobre o incidente.
Dourados Informa