Bar do Paulinho

Detran-MS alerta condutores sobre golpe aplicado por meio de SMS

Golpe envolve uma mensagem informando que a CNH do motorista está com processo de suspensão, e que é necessário acessar um link para regularizar a situação

Por Osvaldo Sato em 14/11/2024 às 19:24:43

Foto: Reprodução

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) alertou os condutores sobre um golpe que está sendo aplicado por meio de SMS. O golpe envolve uma mensagem informando que a CNH do motorista está com processo de suspensão, e que é necessário acessar um link para regularizar a situação. Ao clicar no link, a vítima é direcionada para uma página falsa que imita o site oficial do GOV.BR, onde, ao preencher seus dados, ela visualiza informações pessoais e detalhes sobre supostas infrações, além de ser induzida a realizar um pagamento.


Ainda não há registros exatos sobre o número de vítimas em Mato Grosso do Sul, mas os primeiros casos foram relatados em Nova Andradina, onde pelo menos dez pessoas receberam a mensagem. Destas, duas chegaram a efetuar pagamentos, que variaram de R$ 119 a R$ 193. O Detran-MS reforça que nenhum órgão do governo solicita pagamentos ou informações pessoais por meio de SMS, alertando que esse tipo de comunicação é fraudulenta.


O Detran-MS esclarece que suas notificações oficiais são feitas apenas por meios seguros, como edições em Diário Oficial do Estado, correspondências via Correios ou o SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), disponível para quem utiliza o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. O diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira, destaca que o órgão não utiliza mensagens SMS para notificar condutores ou solicitar pagamentos.


O golpe tem sido registrado também em outros estados brasileiros, como Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo e Paraíba. Para evitar cair em fraudes como essa, o Detran-MS orienta a população a utilizar apenas canais oficiais para verificar informações e resolver pendências, como o portal Meu Detran, o aplicativo Detran MS, ou os números de atendimento 154 (Capital) e (67) 3368-0500 (Interior).

Fonte: Jornal Midiamax

Comunicar erro
ucp grande

Comentários

ucp medio