Uma equipe médica da cidade de Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande, fez o primeiro atendimento ao motociclista Eronil Carvalho de Assis, de 60 anos, vítima de um acidente envolvendo uma carreta, na BR-262, na região do Indubrasil, em Campo Grande, na noite dessa sexta-feira (5). Equipe retornava à cidade quando se deparou com o acidente na rodovia.
O Jornal Midiamax conversou com o médico Eliseu Caldas. Ele contou que a equipe foi até a Capital levar um paciente à Santa Casa, e, quando estavam retornando para Aquidauana, ao passar pelo Indubrasil, viu que um motociclista em desespero, sinalizando para que UTI Móvel retornasse para ajudar vítima de acidente que havia acabado de acontecer.
De imediato a equipe de Aquidauana retornou ao local e se deparou com Eronil ao solo já em parada cardiorrespiratória. Então Eliseu, alternando com a técnica de enfermagem Lucilene e o condutor Douglas, iniciaram o protocolo de reanimação da vítima.
A equipe realizou massagem cardíaca por cerca de 30 minutos com ventilação usando um "ambu", que é uma máscara autoinflável para levar ar ao pulmão, além do uso de uma medicação que ajuda a melhorar a contração do coração, aumenta o débito cardíaco e a pressão arterial, o que colabora no contexto da reanimação.
Apesar dos esforços da equipe de salvamento de Aquidauana, a vítima faleceu no local. O médico ainda disse que ao examinar o homem, verificou possíveis fraturas na cervical, mandíbula, corte na região do crânio, além de sangramento na boca.
Mesmo usando todas as ferramentas clínicas disponíveis na UTI Móvel, Eronil infelizmente não resistiu ao impacto da colisão. O médico ainda disse que ao examinar o homem, verificou possíveis fraturas na cervical, mandíbula, corte na região do crânio, além de sangue saindo pela boca. Apesar de todo o esforço dos profissionais de saúde, Eliseu lamentou não ter conseguido reanimar o paciente e que a equipe ficou consternada com a situação, mas tem o alívio de que a família de Eronil possa saber que seu ente querido teve um socorro imediato, com todo suporte de uma UTI Móvel, até mesmo antes da chegada do resgate.
O acidente
Segundo moradores que presenciaram o acidente, a carreta estava no acostamento aguardando para a conversão à esquerda, quando Eronil, que pilotava uma Yamaha 160, chocou-se contra o veículo. O motociclista seria morador da região e não teria observado a carreta aguardando para conversão.
A PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Civil e Perícia Científica foram acionadas para o local e o caso registrado como morte a esclarecer.
Fonte: Midiamax