Uma reunião entre o Diretor Acadêmico da Universidade Central do Paraguai (UCP), em Pedro Juan Caballero, Lluery José Ugalde, e membros do Consulado do Brasil no Paraguai, incluindo os Vices-Cônsul Heber Borba e Dário Abreu, tratou de diversos assuntos de interesse da comunidade acadêmica da fronteira. Somente em Pedro Juan Caballero cerca de 12 mil estudantes universitários de todo o Brasil estudam Medicina nas faculdades paraguaias e a maioria na UCP que é a maior instituição de ensino da região.
Durante o encontro, houve um consenso sobre a importância de estabelecer um grupo de trabalho permanente, visando coordenar ações e trocar informações e a colaboração mutua entre a UCP e o Consulado. Isso beneficiará não só os estudantes, como toda a comunidade brasileira da fronteira.
Tanto os membros consulares como a direção da universidade se comprometeram em auxiliar no desenvolvimento acadêmico, cultural e científico da região. "O objetivo final é contribuir para o bem-estar da sociedade e fortalecer os laços entre o Paraguai e o Brasil", disse o doutor Ugalde.
Em breve uma visita oficial do corpo consular será agendada para as autoridades brasileiras conhecerem as instalações da UCP em Pedro Juan Caballero e tenha um contato direto com os mais de seis mil estudantes que cursam Medicina na instituição de ensino superior.