O bilionário Elon Musk revelou na noite de quinta-feira (11) em Los Angeles, Estados Unidos, durante o evento We, Robot várias propostas de mobilidade com veículos autônomos produzidos pela montadora Tesla.
A grande surpresa ficou por conta do protótipo Robovan, que tem o tamanho de um ônibus e é projetado para transportar muitas pessoas e cargas nas grandes cidades.
Além disso, Musk anunciou novamente o robotáxi autônomo Cybercab, um robotáxi também autônomo que pode levar duas pessoas, e lançou uma linha com 20 tipos de táxis robôs.
"Nós vamos fazer isso, e vai ficar assim", disse o dono da Tesla, que não falou sobre o preço do Robovan, como será fabricado ou a data de lançamento.
O Robovan, que é autônomo, ou seja, não tem volante e não precisa de um motorista humano, tem um visual retrô-futurista, que lembra uma torradeira vintage que encontrou a nave do desenho Os Jetsons.
A proposta é que o veículo deve operar sem supervisão humana.
Possui laterais metálicas prateadas com detalhes pretos e faixas de luz paralelas no chão e nas laterais.
As portas são deslizantes, e no interior do veículo há assentos e espaço para permanecer em pé. As janelas são escurecidas.
A China tem um modelo similar, chamado Robobus, construido pela WeRide.
"O futuro deve se parecer com o futuro", disse ele em parte do seu discurso altruista sobre um futuro disruptivo, visando a "mudança da aparência das estradas".
O último anúncio de veículo futurista idealizado e que ainda não saiu do papel foi o Cybercab, agora batizdo por Robotaxi, que tem o conceito concebido desde 2019 e tem o propósito de ser um táxi autônomo de dois lugares.
O robotáxi não tem carregador de tomada, o famoso plug-in, e recarrega por meio de carregamento indutivo, sem fio.
A meta da Tesla é de fabricar em grande escala ao menos 20 milhões de veículos do tipo até 2030.
Mas, o Cybercab, o ainda está distante de uma realidade concreta nas cidades, pois a produção do veículo está previsto para começar em até 2026.
Fonte: sbt news