Marcos Kruger Zamilian, de 41 anos, foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto por atropelar e matar o motociclista José Carneiro da Silva. A colisão ocorreu na noite do dia 16 de agosto de 2022 na BR-163, em Pedro Gomes, a 296 quilômetros de Campo Grande. Após o acidente, provocado após Marcos tentar uma ultrapassagem, José teve múltiplas fraturas e morreu na hora.
Em depoimento, o motorista da caminhonete – autuado em flagrante por homicídio culposo na direção de veículo – relatou que saiu de Ipiranga (PR) com destino a Brasnorte (MT). Durante o trajeto, Marcos decidiu ultrapassar um caminhão.
O condutor complementou dizendo que o José Carneiro apareceu "do nada" com farol desligado, e com o susto, jogou a caminhonete para o acostamento. No entanto, José também teve a mesma reação e colidiu de frente com o carro. Ainda segundo o depoimento, José começou a manobra onde era permitida a ultrapassagem, apesar da batida ter acontecido em faixa contínua.
Ele relatou que após o ocorrido, estacionou o veículo onde estava com os três filhos e esposa. Após parar e conferir como o motociclista estava, o condutor percebeu que a morte foi instantânea e ficou bastante abalado.
No começo deste mês de julho, o motorista passou julgamento e a decisão foi publicada no Diário da Justiça desta segunda-feira (15). Marcos foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto, e ficou proibido de ter CNH (Carteira Nacional de Habilitação) durante seis meses.
No entanto, o conselho de sentença substituiu a pena de detenção pelo pagamento de prestação de serviço comunitário e ao pagamento de dois salários mínimos. Marcos deve pagar ainda R$ 5 mil por danos morais à família de José, com direito de recorrer.
Acidente
Um acidente na noite dessa terça-feira (16), na BR-163, em Pedro Gomes, a 296 quilômetros de Campo Grande, acabou na morte do motociclista José Carneiro da Silva, de 52 anos.
A batida ocorreu no KM-792 da rodovia, entre Sonora e Coxim. Segundo o site Coxim Agora, José pilotava a motocicleta, no sentido Sonora, quando foi atingido frontalmente pela camionete Hilux.
O motorista da camionete teria invadido a pista contrária. José sofreu múltiplas fraturas e morreu no local. Os ocupantes da caminhonete saíram ilesos. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) esteve no local averiguando as causas do acidente e registrando a dinâmica da colisão.
Fonte: Midiamax