Esquema montado por contrabandistas para vigiar estradas através de "olheiros" é alvo da Operação Contra e Bandum, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (10) em Mato Grosso do Sul. A investigação é conduzida pela Delegacia da PF em Dourados.
Policiais saíram às ruas hoje cedo para cumprir mandados de busca e apreensão, quebra de sigilo bancário e sequestro de bens expedidos pela Justiça Federal em Dourados. Os locais dos mandados não foram informados.
Segundo a PF, a investigação apurou a existência de associação criminosa responsável pela organização, logística, recebimento de valores e coordenação de grupos em aplicativos de conversa para cometer crimes de contrabando e descaminho.
Os investigados participavam da gestão de grupos e integração de participantes, com informações recebidas de olheiros e de pessoas cooptadas pelo esquema sobre bloqueios, atuação das forças policiais e de fiscalização nas estradas.
Os alvos dos mandados cumpridos hoje também cuidavam da logística e contratação de transportadores das cargas ilegais, fazendo pagamentos semanais em contas bancárias dos envolvidos.
As informações sobre ações policiais eram repassadas e recebidas em tempo real pelos criminosos, permitindo direcionar os veículos com as cargas para impedir apreensões.
Fonte: Dourados Informa